Imagem: Igreja lotada em dia comemorativo ao Padroeiro da Cidade Senhor Bom Jesus |
Esse é o dia mais comemorado da festa, às vésperas do seu dia uma grande festa é realizada em ação de graças ao santo, com direito a bandeira e mastro enfeitados, show de fogos e música tocada pelos foliões. Leilões e forró acontecem logo após a missa e asteamento da bandeira em frente a Igreja.
Entenda como é fantástica essa tradição: Quando a bandeira é asteada na frente da Igreja, dias depois das festas acabarem ela é roubada (no bom sentido), por uma pessoa da comunidade que queira dar continuidade a festa no próximo ano, com tal hospitalidade oferecendo um banquete aos convidados no dia em que a bandeira é levada de sua casa pelo atual dono, até o local de seu asteamento na Igreja Matriz, podendo ser por uma promessa ao santo ou mesmo devoção. Não existe relatos dela ser roubada e não devolvida e muito menos permanecer no mastro, a tradição é seguida pela população à anos e nunca deixaram isso acontecer, não levando como uma idéia de ação maldosa, pois, assim a festa é garantida no outro ano. Os supostos ladrões da bandeira podem pegar durante à noite, ou na melhor hora de menos movimento que que achar melhor, também podendo ser na vista das pessoas, isso não é uma coisa absurda em que se precise correr das pessoas, essa tradição é incorporada ao cotidiano das pessoas como um evento familiar as suas origens. Esse ano sendo tradicionalmente realizada com a ajuda do atual dono da bandeira Sr. Astério.
As festas ocorrerão até no fim deste mês de agosto, nos fins de semana, em comunidades diferentes e no barracão na praça municipal, proximo a Igreja Matriz, com leilões, forró, pescaria, comidas típicas e um bingo de um bezerro no dia 28/08, último dia de comemoração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário