Santa Cruz de Salinas-MG

Santa Cruz de Salinas-MG
Foto: Fernando Barbosa Vista do Município de Santa Cruz

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Há exatamente 100 anos atrás Santa Cruz de Salinas era nomeada Distrito

Um século atrás Santa Cruz foi nomeada distrito devido o aumento da povoação na antiga fazenda Santa Cruz em 30/08/1911.
Vista de Santa Cruz de Salinas. Foto tirada do lado oeste da cidade
Distritos são subdivisões muncipais a qual são conhecidas como bairros, no caso de Santa Cruz um pequeno povoado pertencente ao município de Salinas-MG. De início à uma grande história de espaço social, é obrigatoriamente que um Distrito tenha um Cartório de Ofícios de Registro Civil, sendo inaugurado em Santa Cruz no ano de 1912, pelo Sr. Malvino. Os distritos, na legislação brasileira, sucedem as antigas freguesias do Brasil Colônia, ainda presentes na divisão territorial da Constituição Portuguesa.
    Com o crescimento do povoado, a localidade foi elevada à categoria de Distrito pela Lei Estadual 556 de 30/08/1911 já com o atual nome de Santa Cruz de Salinas. Por volta de 1920, para expandir os domínios políticos exercidos pelo Coronel Idalino Ribeiro, o seu companheiro e grande amigo, o Tenente Felismino Henriques de Souza, instalou uma loja de tecidos no Distrito e passou a comandar a localidade, fazendo amizade com os que já viviam na região e também adquiriu terras e instalou um engenho de cana-de-açúcar onde alambicava muita aguardente na "Fazenda do Engenho". Em 1929 o Tenente Felismino trouxe toda sua família, para a vila de Santa Cruz de Salinas. Juntamente com sua esposa dona Maria Caetana de Souza, os filhos solteiros (Antônio, Elvina, Anita e Osmário), os casados (Elizeu, casado com Florinda; Elvira, casada com Artur), acompanhados dos filhos e filhas; vieram também sobrinhas, sobrinhos e mais parentes casados, que também trouxeram suas famílias.
O nome da cidade de Santa Cruz leva até hoje o nome de Salinas, por no ano de sua criação pela Lei Provincial 3.845 de 04/10/1889, seu território foi estendido até a fazenda Santa Cruz, se desmembrando do município de Rio Pardo de Minas-MG.
    Outro marco importante dessa época foi a passagem de membros da Coluna Prestes pelo Distrito, cujos componentes eram conhecidos como "os revoltosos". Homens perigosos e temidos pela população, por sua grande fama de ladrões e maldosos com quem encontravam. Existe histórias que famílias inteiras largavam suas casas e saiam com um pouco de mantimento, às vezes sem, e acampavam no mato por dias sem estrutura alguma. Falando ne histórias, já ouvi uma, nesse período pessoas se alojaram na atual conhecida como Pedrona, onde tem o nome luminoso da cidade aceso a noite, uma das pessoas era a Dona Ana, esposa do Sr. Antônio Henriques que observava a vista. Na entrada da cidade no ladeirão se aproximava os temidos Revoltosos que avistaram a senhora e efetuaram um disparo, chegando a passar muito perto dela.
    A sua emancipação política ocorreu em 1995, pela Lei Estadual 12.030, de 22/12/1995.
    Por estar em meio de mandato político Santa Cruz elegeu seu primeiro prefeito tomando posse em 01/01/1997, Sr. Silvano Rodrigues da Costa falecido em 08 de outubro de 2001 e até hoje lembrado e admirado pela população.  

Dados extraídos do site do IBGE e conhecimentos de moradores.

 Vista no alto da serra da cidade impressionante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário